Dores em qualquer lugar do nosso corpo é sempre um aviso de que algo está errado e elas sempre têm uma causa. Muitas são as causas das dores de cabeça, chamadas cefaléias, algumas podendo ser muito graves.
Dentre as causas graves estão os tumores cerebrais que costumam causar dores de cabeça muito fortes, que aparecem de repente e vão aumentando de intensidade o que leva a pessoa a procurar ajuda médica. É difícil confundir uma dor de cabeça causada por tumor com a dor de cabeça causada por outras causas menos graves.
Problemas circulatórios causam as dores de cabeça chamadas enxaquecas ou migrânias, que podem ser muito fortes e torturantes. As enxaquecas apresentam uma série de características diferentes da dor de cabeça comum, com sintomas próprios, como latejamento da cabeça, visão de luzes, não tolerância de claridade ( fotofobia ), dores de um só lado da cabeça (hemicrania) e vômitos. Esses sintomas podem aparecer todos ao mesmo tempo ou apenas um ou outro. Quem tem enxaqueca sabe diferenciar muito bem das dores de cabeça comuns. Como a enxaqueca é causada por problemas circulatórios ela deve ser tratada pelo médico. Existem remédios que cortam a crise assim que ela começa.
Origem muscular é outra causa de dores de cabeça. Nossa cabeça é toda recoberta de músculos, sendo que alguns prendem a cabeça ao pescoço, e outros prendem a mandíbula ao crânio. Quando esses músculos trabalham de modo inadequado eles podem causar dor.
PORQUE OS DENTES PODEM CAUSAR DORES DE CABEÇA
Os dentes em si não causam dor de cabeça.Quando os dentes superiores apertam os inferiores na chamada oclusão ou fechamento dental é que podem causar esse tipo de dor. O fechamento dos dentes ou oclusão dental é feita pelos quatro pares de músculos, que prendem a mandíbula ao crânio. Quando a oclusão(fechamento) é harmonica esses músculos trabalham de maneira correta e não doem. Quando a oclusão é incorreta, os quatro pares de músculos trabalham também de forma incorreta e podem doer. Segundo muitos estudiosos a má oclusão dental causa 97% das dores de cabeça comuns, que são sentidas por quase todas as pessoas pelo menos algumas vezes durante a vida.
As dores de cabeça causadas pela má oclusão dos dentes são do mesmo tipo das dores causadas pelo trabalho exagerado dos músculos que compõem todo nosso corpo. Os músculos tem a função de promover todos os nossos movimentos, de manter nossa postura e de dar a força para executarmos todos os trabalhos necessários à nossa vida. Toda nossa força e movimento vem dos músculos.
Quando levantamos um objeto, fazemos uma força que é o resultado da contração de alguns músculos do braço. Quando soltamos o objeto e relaxamos nosso braço, os músculos que estavam contraídos se relaxam. A contração dos músculos para exercer uma força é chamada trabalho muscular. Se levantarmos sem parar um objeto pesado nossos músculos do braço ficarão cansados e poderão doer. O mesmo acontece com os músculos do corpo todo.
Se não tivermos treinamento e um dia exagerarmos no andar ou no correr, poderemos ficar com dor nas pernas. Se ficarmos muito tempo nos abaixando e levantando para fazer alguma tarefa, podemos ficar com dor nas costas, porque os músculos das costas trabalharam além de sua capacidade. Quando repetimos a mesma força, sem descanço podemos vir a sentir dor, que resulta de um esforço exagerado dos músculos que estiveram trabalhando além de sua capacidade. É a dor muscular que pode ser sentida em qualquer parte de nosso corpo, da cabeça aos pés. De um modo geral quanto mais volumoso é o músculo, mais forte ele é, e tem maior capacidade de trabalho, sendo necessário um grande esforço para doer. Um exemplo é a musculatura de nossas coxas. Raramente alguém se queixa de dor nas coxas, porque são músculos muito potentes.
A força da boca e seus movimentos são feitos por quatro pares de músculos, chamados mastigatórios, que são delicados e doem com mais facilidade. Esses quatro pares de músculos mastigatórios são constituídos para trabalharem dos dois lados do rosto ao mesmo tempo durante a oclusão dental, ou seja, ao apertamos nossos dentes. Quando engolimos a saliva, ou o alimento, que é chamada deglutição, os oito músculos devem se contrair ao mesmo tempo, quatro de cada lado do rosto. Quando os músculos de um lado se contraem antes que os seus pares do outro lado, entra em ação um mecanismo nervoso, que faz com que os músculos mastigatórios entrem em hiperatividade de trabalho. O significado é que apesar da pessoa não estar comendo e nem deglutindo os músculos permanecem contraídos, ou seja, se mantém em trabalho muscular. Essa chamada hiperatividade muscular é a causa da dor de cabeça, porque os músculos trabalham além de sua capacidade. É o mesmo processo que ocorre quando corremos muito, ou subimos muitos lances de escada ou levantamos muito peso durante muito tempo. A dor vem sempre como conseqüência do excesso de trabalho muscular.
Essa dor pode ser sentida no próprio músculo e ao mesmo tempo pode ser sentida em pontos longe do músculo. É a chamada dor referida, que foi muito bem estudada. A dor proveniente dos músculos mastigatórios pode ser sentida em toda a cabeça, a face e o pescoço, por isso a dor de cabeça não é igual para todas as pessoas. São amplas as possibilidades de zonas da cabeça, face e pescoço que podem doer.
DORES DE CABEÇA CAUSADA PELOS DENTES
Você já viu como o cerrar dos dentes, quando não se dá de modo correto pode causar dores de cabeça. É a má oclusão dental onde os músculos mastigatórios não entram em contração dos dois lados do rosto ao mesmo tempo. Você já sabe que quando isso acontece existe um mecanismo nervoso automático que leva esses músculos à manterem uma contração, mesmo que você não esteja deglutindo nem mastigando. Essa contração se mantém continuamente, porque a cada vez que você deglute a saliva o mecanismo automático é de novo acionado. Você deglute em média de 600 a 1.200 vezes ao dia, então os músculos ficam sempre em trabalho, ficam cansados e doem. Essa hiperatividade muscular, ou aumento da tensão muscular é a causa da dor de cabeça. Para o aumento da tensão muscular causar dor ela precisa atingir determinado nível, que varia de pessoa para pessoa.
Quando a oclusão é correta, você deglute a saliva e os músculos se contraem dos dois lados ao mesmo tempo e logo em seguida eles relaxam, portanto só ficam contraídos enquanto a saliva ou o alimento está sendo deglutido e no restante do tempo permanecem relaxados.
Gostaria de saber como está sua oclusão?
Gostaria de verificar como está o trabalho de seus músculos mastigatórios?
Para isso, favor agendar uma consulta no Menu "Agende sua Consulta", voce será atendido por um dentista do site que irá lhe dar maiores explicações.
Na imensa maioria das pessoas a contração muscular não se dá dos dois lados ao mesmo tempo. Lembre que os pares musculares são programados para se contraírem ao mesmíssimo tempo, e qualquer diferença por menor que seja pode levar os músculos à hiperatividade. Essa contração em dois tempos diferentes é a causa de 97% das dores de cabeça da população. Pode parecer até impossível, mas é verdade, porque os mecanismos nervosos são sensíveis a variações mínimas. Para melhor entendimento podemos dizer que seu cérebro tem capacidade de perceber coisas mínimas em sua boca.
As dores de cabeça de origem muscular causadas pela má oclusão dos dentes apresentam grande variedade. Podem ser fracas, médias, fortes ou fortíssimas. Podem variar de diárias a semanais ou mensais. Para a mesma pessoa elas podem ser fortes numa época e fracas em outras a sentem. Umas pessoas sentem tem dores fortíssimas e outras muito leves e muitas nunca a sentem mesmo quando apresentam má oclusão dental. Porque essas diferenças?
FATORES INDIVIDUAIS QUE ALTERAM A SENSAÇÃO DE DOR DE CABEÇA
Falaremos dos fatores que alteram a sensação de dor de cabeça causada por má oclusão. Imaginemos um mesmo problema de má oclusão e esses fatores fazem com que diferentes pessoas tenham diferentes graus de dor ou dor nenhuma dor, apesar do problema oclusal. O primeiro fator é a:
Herança genética
Ao ser formado nosso ser recebemos uma herança genética de nossos pais que por sua vez a receberam de nossos avós que a receberam de nossos bisavós e assim por diante. Existem nessa herança as características de todos os nossos ancestrais o que significa uma enorme variedade. Essa herança genética tem um componente para a sensação de dor e dependendo de qual nos coube sentiremos pouca ou muita dor de maneira geral, seja para ferimentos, queimaduras, pancadas ou hiperatividade muscular. O significado disso é que se foi dado um golpe com a mesma força e no mesmo local do corpo em várias pessoas, cada uma irá sentir uma dor de intensidade diferente devido a causa genética orgânica, para a sensação de dor. Podemos dizer que o mesmo problema de má oclusão pode causar dores de todas as intensidades dependendo da herança genética de cada um.
Causas emocionais
Partindo da sensação de dor própria de cada um, as causas emocionais podem aumentar a dor. Quando estamos sofrendo pode acontecer que o mesmo golpe que costuma causar uma dor moderada poderá causar uma dor muito maior. Os cientistas já provaram que o estresse, a infelicidade e a preocupação mudam a química de nosso cérebro e nos fazem sentir mais dor. Descobriram também que são os problemas do dia a dia que mais aumentam as dores de cabeça. Grandes problemas como morte em família, mudança de país, de cidade ou uma separação conjugal, não aumentam as dores de cabeça quanto as preocupações diárias com dinheiro, com trabalho, ou com a saúde. Essas preocupações do dia a dia fazem com que os músculos mastigatórios fiquem mais tensos. Se existir má oclusão que causa hiperatividade muscular, essa hiperatividade pode ser aumentada por problemas emocionais. Existe nesse caso a soma de dois fatores que aumentam a tensão muscular. As vezes só a tensão causada pela má oclusão não é suficiente para causar dor, mas somada à tensão emocional ela atinge o limite individual e a dor aparece. Assim de acordo com a época de nossa vida sentimos mais ou menos dor com a mesma má oclusão.
Causas hormonais
Nas mulheres existe variação da sensação dolorosa de acordo com o ciclo menstrual. A variação hormonal aumenta a sensação de dor e é comum que as mulheres tenham mais dor de cabeça na época que antecede a menstruação e junto com ela. É a TPM. As meninas podem começar a ter dores de cabeça junto com as primeiras menstruações. Na presença de má oclusão que causa dor de cabeça ela poderá ser mais forte na época da menstruação, pela somação dos dois fatores
Além disso é fato provado que as mulheres sofrem muito mais de dor de cabeça que os homens, e estudos revelam que mais de 80% de mulheres em idade reprodutiva sofrem de dor de cabeça,e que elas são mais freqüentes e mais fortes que as dos homens. Trabalhos científicos demonstram também quede modo geral as mulheres sentem muito mais dor de cabeça que os homens.
RESUMO: Podemos dizer que a má oclusão pode ou não causar dor de acordo com a herança genética de cada um. Se causar dor ela pode ser aumentada pelos fatores emocionais e hormonais. Trabalhamos há mais de vinte anos corrigindo problemas oclusais e essa prática clínica nos permite afirmar que o fator preponderante e que mais causa dores de cabeça é a má oclusão. Pessoas que sofriam de muitas dores e tiveram a oclusão normalizada passaram a não ter dores de cabeça, mesmo em presença de problemas emocionais. Podemos entender que na maioria das pessoas o tensionamento dos músculos mastigatórios decorrentes dos problemas emocionais não costuma atingir um ponto que cause dor.
Nas mulheres que sentiam dores de cabeça muito fortes, eliminado o problema oclusal pode permanecer alguma dor na época menstrual. Nas que sentiam dores médias ou fracas costuma haver remissão total. E nas que sentiam dores muito fortes às vezes necessitando internação em pronto socorro, pode restar alguma dor. Nesses casos ainda resta o fator emocional que pode se somar ao fator hormonal e dental.
CONCLUSÃO: Com centenas de casos tratados nossa convicção é que o principal e mais forte causador de dores de cabeça são os dentes, acrescidos dos outros dois fatores. É importante salientar que em nossa experiência clínica, as dores de cabeça de origem circulatórias, as enxaquecas, também diminuem de intensidade e se espaçam quando é removido o problema oclusal. Não existem estudos a respeito, mas podemos entender que quando os músculos estão em estado de repouso fica mais difícil se instalar a enxaqueca. Em muitos casos ela desaparec
DORES DE PESCOÇO E NUCA CAUSADAS PELOS DENTES
Vou convidar você para fazer um exercício antes de iniciar o texto. Você irá verificar como é a posição de repouso da sua cabeça. Leia com atenção todo o parágrafo seguinte antes de iniciar o exercício.
Fique na frente de um espelho, sentado ou em pé. Feche seus olhos e respire três vezes bem lentamente e enquanto relaxa todo o corpo. Agora abra os olhos e permaneça como uma estátua. Não se mexa e principalmente não mexa absolutamente a cabeça. Abra os olhos e se observe no espelho. Em primeiro lugar perceba se você consegue se olhar bem de frente ou se precisa rodar um pouquinho a cabeça para se olhar nos olhos. Olhe agora a posição de repouso de sua cabeça. Como ela está? Bem reta? Um pouquinho inclinada para baixo? Para trás? Para o lado direito ? Para o lado esquerdo? Agora que você aprendeu a fazer o exercício, se você quiser ter um resultado mais satisfatório será bom repeti-lo. Memorize bem a posição em que sua cabeça ficou, porque essa é a posição de repouso em que sua cabeça permanece durante a maior parte do dia. Se no fim do exercício ela não ficou bem reta você pode ter uma inclinação permanente da cabeça, que pode causar dores na face, na cabeça, no pescoço, na nuca e abaixo da nuca. As dores causadas pelas inclinações permanentes da cabeça são que mais incomodam e fazem sofrer.
Os dentes tem papel fundamental na posição de repouso da cabeça. Como você viu anteriormente, a oclusão dentária causa as dores nas têmporas e na face quando ela acarreta hiperatividade dos músculos da mastigação. A má oclusão dentária também faz com que a cabeça mude de posição. Essa mudança é feita de maneira inconsciente para tentar acomodar a má oclusão.
Saiba mais consultando um dentista sorrisolivre.
Agende sua Consulta
Horário de funcionamento
- Segunda a Sexta: 8h às 19h
- Sabados: 7:30 as 10:00
Desconto Especial
Para atendimento particular, oferecemos desconto especial para cadastrados na Sorriso Livre. Consulte-nos!Convênios
GEAP, Unimed, Anfip,Sul America, Forluz e outrosCompartilhe:
Tweetar
Redes sociais: